EDITAL PROJETO DE EXTENSÃO “DEMOCRACIA E MEMÓRIA: VIOLAÇÕES INSTITUCIONAIS NO RIO DE JANEIRO (2017/2018)”

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Laboratório de Direitos Humanos (Ladih/UFRJ), em parceria com a Caixa dos Advogados do Rio de Janeiro (CARRJ) apoia o desenvolvimento das pesquisas da Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Para tanto desenvolve o projeto de extensão “Democracia e Memória: violações institucionais no Rio de Janeiro (2017/2018).

O projeto está sob coordenação geral da Profa. Vanessa Berner, Professora Titular de Direito Constitucional da Faculdade Nacional de Direito/UFRJ, e sob coordenação adjunta de Marcelo Oliveira, Presidente da Caixa dos Advogados do Rio de Janeiro e Diogo Lyra, Ivanilda Figueiredo, e Noelle Resende, pesquisadores da Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

 Confira abaixo o Edital completo:

O “Projeto de Extensão: Democracia e Memória: violações institucionais no Rio de Janeiro” tem como objetivo construir conteúdo sobre violações de direitos humanos no estado do Rio de Janeiro a partir do material produzido pela Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari, a fim de formar e divulgar uma memória a respeito das violações institucionais e construir uma consciência política e crítica acerca do papel das instituições nesse cenário. São ainda objetivos específicos dos projeto:

  1. Pesquisar e sistematizar dados, informações, reportagens, estudos sobre violações institucionais na democracia no estado do Rio de Janeiro;
  2. Redigir conteúdo sobre violações institucionais na democracia no estado do Rio de Janeiro;
  3. Construir coletivamente modos de apresentação do conteúdo que facilite a compreensão pelo público em geral de narrativas sobre desaparecimento forçado, tortura, execução sumária, racismo.

O PROJETO IRÁ SELECIONAR 15 EXTENSIONISTAS QUE, CUMPRINDO TODAS AS REGRAS DA EXTENSÃO, RECEBERÃO 175 (cento e setenta e cinco) HORAS DE ATIVIDADES DE EXTENSÃO.

1 – O Projeto

  • O projeto interdisciplinar ocorrerá entre 01 de dezembro de 2017 e 31 de dezembro de 2018.
  • As atividades serão desenvolvidas de forma presencial e remota, sendo exigido de cada extensionista uma dedicação de 02 horas semanais;
  • Os estudantes terão a oportunidade de contribuir, com sua pesquisa, com o trabalho da Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari, no que tange a construção de diferentes conteúdos e o fomento à importantes debates sobre violações de direitos humanos na democracia , para a construção de uma plataforma interativa que será acessível para toda a sociedade. Com isto, aprofundarão seus conhecimentos sobre diretos humanos, democracia, instituições, movimentos sociais, memória, verdade e justiça. Este modelo privilegia o aprendizado e fixação de conteúdos numa perspectiva prática, consolidando a formação crítica dos estudantes.

2 – Público (quem pode se candidatar)

Estudantes dos cursos de direito, sociologia, antropologia, ciência política, comunicação social, história e letras a partir do terceiro período.

Conhecimentos na área de direitos humanos e/ou violência institucional são uma vantagem.

3 – Inscrições

  • Inscrições de 06 a 15 de novembro pela internet. Preencher o seguinte formulário e anexar currículo: Inscrição
  • Os candidatos selecionados para entrevista serão informados até o dia 19 de novembro.
  • As entrevistas se realizarão na sede da CAARJ nos dias 21 e 22 de novembro.
  • O RESULTADO das inscrições será divulgado até o dia 27 de novembro de 2017, POR E-MAIL* *Favor atentar para o fornecimento do e-mail de contato correto.
  • Estamos empenhados/as em alcançar a diversidade da força de trabalho em termos de gênero, raça e local de moradia.

4 – Carga Horária

Serão atribuídas 175 (cento e setenta e cinco) horas de atividade de extensão.

Cada estudante terá dedicação de duas horas semanais ao projeto, desenvolvendo atividade de pesquisa e articulação com a Subcomissão da Verdade na Democracia – Mães de Acari da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, sediada na CAARJ – Rua Marechal Câmara, 210, 4° andar, Centro, Rio de Janeiro, que será o local de atuação do extensionista.

No ano de 2017 serão computadas 25 horas de extensão e em cada semestre de 2018 serão 75 horas de extensão. Ou seja, os extensionistas que participarem de todo o projeto receberão certificado de 175 horas de extensão.

No momento, não há bolsas disponíveis.

5 – Certificados

Os certificados serão concedidos a todos os participantes com no mínimo 75% de frequência e cujos relatórios tenham sido aprovados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s