Minicurso Diálogos com Achille Mbembe – a necropolítica e o devir negro no mundo

** Inscrições até dia 09/06 !!!**

Sobre o autor:

Achille Mbembe, professor camaronês que leciona em importantes universidades dos Estados Unidos e da África do Sul, afirma que “a noção de raça permite que se representem as humanidades não europeias como se fossem um ser menor, um reflexo pobre do homem ideal” (MBEMBE, 2014, p. 39). Em estreito diálogo com Frantz Fannon e Michel Foucault, propõe uma análise particular de um novo tipo de exercício do poder a que ele vem chamando de necropolítica. Esse modo particular de exercício do poder na sociedades contemporâneas estaria associado a um processo denominado devir negro do mundo que seria uma das formas centrais da dominação em tempos de aprofundamento do neoliberalismo e do niilismo.

Importante referência nos estudos pós-coloniais, na Teoria Crítica da Raça, Mbembe tem delineado um pensamento de grande envergadura teórica problematizando as questões sociais de nosso tempo a partir da revisão da filosofia moderna e do diálogo com referências que vão de Foucault e Fanon a Giorgio Agamben, Aimé Césaire e Hannah Arendt. O autor centra seu olhar sobre o mundo com as lentes da experiência histórica da África e da negritude, o que nos traz aportes fundamentais para a compreensão de nossa realidade marcada pela escravatura, colonialismo e racismo estrutural.

Sobre o facilitador:

Fredson Oliveira Carneiro é jurista formado pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Direitos Humanos pela Universidade de Brasília e desenvolve seus estudos doutorais no Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É associado à Associação dos Advogados dos Trabalhadores Rurais na Bahia (AATR) e autor do livro A lucidez e o absurdo: conflitos entre o Poder Teológico-Político e os Direitos Humanos LGBT na Câmara dos Deputados (Lumen Juris, 2016).

*No dia do Evento, haverá lançamento dos livros Necropolítica e Crítica da Razão Negra com tradução para o português brasileiro.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s