Abertas inscrições para pesquisadores no grupo de pesquisa “Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo”

edital fluxos

O Laboratório de Direitos Humanos, por meio de seu grupo de estudos e pesquisa “Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo”, no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo simplificado para a seleção de discentes de graduação e pós-graduação strictu sensu em Direito e demais cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro para realizar Iniciação Científica no grupo de estudos e pesquisa e atividades pertinentes.

Abaixo, o edital completo:

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS
FACULDADE NACIONAL DE DIREITO
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA
EDITAL PARA A SELEÇÃO DE MEMBROS DO GRUPO DE PESQUISA FLUXOS
MIGRATÓRIO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO, INTEGRADO AO LABORATÓRIO
DE DIREITOS HUMANOS – LADIH/UFRJ

O Laboratório de Direitos Humanos, por meio de seu grupo de estudos e pesquisa “Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo”, no uso de suas atribuições, torna público o processo seletivo simplificado para a seleção de discentes de graduação e pós-graduação strictu sensu em Direito e demais cursos da Universidade Federal do Rio de Janeiro para realizar Iniciação Científica no grupo de estudos e pesquisa e atividades pertinentes.

DOS OBJETIVOS
Esta chamada tem o objetivo de despertar a vocação científica em estudantes de graduação, incentivando o desenvolvimento acadêmico e contribuindo para a formação de jovens investigadores mediante sua participação em projetos de pesquisa. Ainda, tem o objetivo de contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa e extensão.

DAS VAGAS
Serão disponibilizadas 05 (cinco) vagas para alunos de graduação e 01 (uma) vaga para aluno de pós-graduação strictu sensu, sendo, necessariamente, duas para estudantes de Direito e três para estudantes de qualquer curso de graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, com possibilidade de concessão de bolsa(s) para a graduação no decorrer do projeto. Não há restrição de área para pleito à vaga da pós-graduação.

DAS INSCRIÇÕES
Poderão candidatar-se às vagas de iniciação científica estudantes de qualquer curso de graduação e pós-graduação da UFRJ. O período de inscrição será de 06 a 19 de agosto de 2018, pelo email ladih.ufrj@gmail.com. A inscrição dos candidatos dar-se-á exclusivamente por e-mail, com envio dos documentos previstos neste edital para o endereço eletrônico acima indicado.

DOS REQUISITOS DOS CANDIDATOS
a) Estar regularmente matriculado em curso de graduação da UFRJ ou programa de pós-graduação strictu sensu reconhecido pela CAPES;
b) Para os graduandos, ter cursado, preferencialmente, pelo menos um semestre do curso;
c) dedicar-se ao grupo de pesquisa, sem prejuízo das obrigações discentes regulares durante o período de atividades do grupo;
d) possuir bom desempenho acadêmico, evidenciado pelo histórico acadêmico;
e) ter disponibilidade para encontros quinzenais, bem como para integrar-se às atividades do grupo a serem definidas em cronograma.

DA INSCRIÇÃO E ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO
No período da inscrição os candidatos deverão enviar os documentos em formato PDF exclusivamente via e-mail, informando sua candidatura ao Edital com o assunto “INSCRIÇÕES FLUXOS 2018” e anexando os seguintes arquivos contendo os 03 documentos abaixo solicitados:
1) Carta de interesse em participar do grupo “Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo” (máximo de 02 páginas, fonte Arial 12, espaçamento 1,5) (formato
PDF).
2) Histórico Acadêmico.
3) Currículo Lattes (formato PDF).

DA SELEÇÃO
A seleção dos candidatos dar-se-á em caráter classificatório, logo após a homologação das inscrições, a partir das entrevistas com os coordenadores do grupo, obedecendo aos seguintes critérios:
a) coeficiente de aproveitamento acadêmico;
b) pontuação obtida na apreciação de carta de motivação justificando o interesse do estudante na área migratória, em conjunto com análise do currículo;
c) pontuação obtida na entrevista.

DO CRONOGRAMA
a) Inscrição dos candidatos: 06/08/2018 a 19/08/2018
b) Envio dos e-mails marcando as entrevistas: até 21/08/2018
c) Entrevistas: 22/08/2018 a 24/08/2018
d) Publicação dos Resultados: 24/08/2018, até as 20:00 horas
e) Início das atividades: 27/08/2018

Perguntas e questionamentos poderão ser enviados para o e-mail ladih.ufrj@gmail.com, com o assunto “DÚVIDAS FLUXOS 2018”.

Rio de Janeiro, 01 de agosto de 2018

VANESSA OLIVEIRA BATISTA BERNER
Coordenadora do Laboratório de Direitos Humanos
Coordenadora do Grupo Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo
CAROLINA GENOVEZ PEREIRA
Co-Coordenadora do Grupo Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo
NATÁLIA CINTRA DE OLIVEIRA TAVARES
Co-Coordenadora do Grupo Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo
VINÍCIUS SADO RODRIGUES
Co-Coordenador do Grupo Fluxos Migratórios no Mundo Contemporâneo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s