Extensão

Projetos de Extensão Concluídos

Alguns projetos de extensão do Laboratório de Direitos Humanos já foram concluídos e estão elencados abaixo. Os que ainda estão ativos, se encontram disponíveis para consulta neste mesmo sítio, em páginas próprias.

Universitários pela Paz – 2008/2013

 
Proposta conjunta de professores da UFRJ e da UNIC-RIO, visando à formação de agentes sociais, de todas as áreas de conhecimento, para o corpo de voluntários da ONU, dentro do Projeto Voluntários pela Paz. Os temas variam a cada ano, aprofundando a temática geral dos direitos humanos. Por duas semanas, estudantes, membros de ONGs e profissionais assistem a um curso, que conta com a participação de docentes de diversas unidades da UFRJ (direito, relações internacionais, engenharias, economia, biologia, etc) e palestrantes externos e se submetem a uma avaliação. Os aprovados propõem diferentes projetos (artigos, palestras, apostilas), dirigidos a diversos segmentos da sociedade. Esses projetos são executados e o relatório das atividades desenvolvidas ao longo dos dez meses posteriores ao curso são apresentados em seminário aberto ao público ao final. Todos os concluintes recebem certificado de Voluntários das Nações Unidas.  

Integrantes: Vanessa Oliveira Batista Berner; Luciana Boiteux (Coordenadoras); Elídio Alexandre Marques; Rafael Toledo; Rafael de Barros Vieira; Lais Caraciki; Carolina Koshdovski; Magno Klein; Alabê Nunjara Silva; Sirius Thadeu; Amanda Cruz; Rafael Couto Soares; Leonardo Valente; Marcelo Carvalho Loureiro; Zeilane Vitoria Fernandes; Bruna Maial Tavares; Rodrigo Calzavara de Queiroz; Tamara Monteiro Porto; Tatiana de Souza; Débora Waltenberg; Guilherme Monteiro.

Financiador: Universidade Federal do Rio de Janeiro – Bolsas.

Simulação Justiça e Diplomacia – 2009/2009

 
Simulação de Justiça e Diplomacia é uma simulação acadêmica inspirada nos” Model UN”, modelo de organizações internacionais e nacionais. Realizado por alunos da UFRJ, é uma iniciativa surgida na Faculdade Nacional de Direito (FND) da UFRJ em parceria com o curso de Relações Internacionais. O evento traz em sua constituição comitês jurídicos em nível aprofundado, além dos já consagrados comitês diplomáticos. É referida de maneira ampla por seu acrograma SIJUDI.. 

Vanessa Oliveira Batista Berner (Coordenadora); Rafael Toledo; Fernanda Teixeira de Medeiros; Victor Carneiro Corrêa Vieira; Camila Soares Lippi; Bernardo Ainbinder; Thereza Balliester.

Programa Nacional de Educação em Direitos Humanos – 2008/2009

Projeto destinado à capacitação de educadores da rede básica de ensino em Educação em Direitos Humanos para promover mudanças no sitema educacional de ensino a fim de se introduzir uma cultura de direitos humanos nas escolas. Trata-se de ação estratégica do eixo Educação básica do PNEDH, dentro das diretrizes do Plano Mundial de Educação.. 

Integrantes: Vanessa Oliveira Batista Berner (Coordenadora);  Naiara Oliveira;  Thiago do Nascimento Moreira;  Eliane Vasconcellos Valle.

Financiador(es): Ministério da Educação; United Nation Educational, Scientific and Cultural (UNESCO);  Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Anúncios